Construída com materiais reciclados da Ponte Hercílio Luz e velhas placas de sinalização rodoviária, uma réplica em tamanho original do 14 Bis, primeiro avião que surgiu da mente visionária de Santos Dumont, foi instalado em Pedras Grandes e promete se transformar em mais uma atração turística do município do Sul catarinense.
A ideia de reproduzir o avião e colocá-lo para visitação pública junto à Casa dos Arcos, outra atração turística de Pedras Grandes, surgiu da cabeça do prefeito Agnaldo Filippi, um entusiasta da construção de um parque aeroespacial no local.
A primeira peça do projeto é a réplica do 14 Bis, construída pelos próprios funcionários da prefeitura, tendo à frente Johny Bona Portão, que foi a São José dos Campos, em São Paulo, conhecer outras réplicas do aparelho precursor da aviação mundial.
Foram mais de dois meses trabalhando para construir a reprodução histórica que tem 12 metros de largura por oito de comprimento. O 14 Bis foi instalado ao lado da Casa dos Arcos, na rodovia SC-390, localidade de Ilhota, bem próximo ao centro da cidade.