Na madrugada desta quarta-feira (6), um reservatório de água da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) se rompeu no bairro Monte Cristo, na região Continental de Florianópolis. O incidente deixou diversas casas e carros destruídos na comunidade e muitas famílias tiveram que sair do local. Ao menos duas pessoas ficaram feridas.
De acordo com a companhia, o rompimento ocorreu às 2h, na Rua Luís Carlos Prestes. A via ficou alagada por cerca de 2 mil metros cúbicos. Nas redes sociais, o secretário de Segurança Pública da Capital, Araújo Gomes, informou que não há feridos graves e a área foi evacuada e isolada.
As equipes da Casan, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Guarda Municipal estão realizando os primeiros atendimentos aos moradores e avaliando os danos causados.
Um posto de comando foi montado na sede do 22° Batalhão de Polícia Militar (BPM), próximo à estrutura rompida, para atender a comunidade. No local, a CASAN faz o cadastramento de moradores afetados para as devidas avaliações e indenizações. Segundo o portal NSC, pelo menos 85 casas foram atingidas.
"As pessoas estão abrigadas em uma igreja. A primeira providência é cuidar das pessoas, fazer o cadastro das pessoas atingidas, ir com o morador na casa. Quem tiver a necessidade, vai ser feito o encaminhado para um hotel ou pousada", explica Joel Horstmann, diretor de operações e expansão da Casan.
Conforme a Prefeitura de Florianópolis, um inquérito será aberto para apurar as causas do rompimento. Uma perícia será realizada no local ainda na manhã desta quarta-feira. O caso também será investigado pela Polícia Civil.
Com informações do portal NSC