P U B L I C I D A D E

Rio vai adotar mecanismo para controle de enchentes e alagamentos

Modelo "cidade esponja" é usado em diversas regiões no mundo.
Cidade vai aplicar o conceito de “cidade esponja”. | Foto: arquivo EBC

Redação PIXTV (Site)

4 de julho de 2024

atualizado às 08:55

A cidade do Rio de Janeiro vai aplicar o conceito de “cidade esponja” a fim de controlar enchentes e alagamentos no município. O modelo, usado em diversas cidades do mundo para evitar tragédias ambientais, é o ponto central da lei sancionada parcialmente nessa quarta-feira (3) pelo prefeito Eduardo Paes. A norma prevê a adoção de mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais (chuvas).

A finalidade é reduzir a sobrecarga dos sistemas tradicionais de drenagem e garantir maior autossuficiência hídrica ao município com o reabastecimento das águas subterrâneas, uma consequência do aumento do volume de águas pluviais naturalmente filtradas.

Haverá também a implementação de pequenos jardins plantados com vegetação adaptada, conhecidos como “jardins de chuva”, como um dos mecanismos que serão adotados para resistir aos alagamentos.

O vereador William Siri (PSOL), autor do projeto, explica que o modelo de “Cidade Esponja” consegue ter resultados maiores do que o modelo convencional de gestão das águas pluviais com armazenamento e reutilização. “A implementação desses mecanismos não apenas reduz o risco de inundação, mas também melhora a qualidade da água, amplia sua disponibilidade e mitiga os efeitos das chamadas ilhas de calor, o que contribui para a regulação da temperatura, aumentando os espaços verdes abertos e, consequentemente, a qualidade de vida”, disse o parlamentar.

Veto

O prefeito Eduardo Paes vetou o parágrafo 5º do artigo 3º, que estima a implementação de bueiros ecológicos, para evitar que o lixo das ruas entre nas galerias pluviais subterrâneas. Com isso, o projeto vai retornar para análise na Câmara dos Vereadores do Rio.

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

tarifa-zero-1
Transporte público em Garopaba (SC): concessionária e prefeitura se manifestam sobre cortes de linhas
09092025-pzzb1550
Julgamento Bolsonaro: em voto, Fux diz que ação deveria ter tramitado na primeira instância
jorginho-mello-em-cerimonia-no-corpo-de-
Governador de SC sofre ameaça de morte e operação policial é desencadeada em três estados
corredor-de-hospital-1685456204760_v2_90
Paciente é denunciado por usar e tentar vender drogas durante internação em hospital de Floripa
e3a4a091e0ca8564cbfc8c8d5421f00f_XL-1
Pai condenado a 16 anos de prisão por abusar da própria filha é preso no Oeste catarinense
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E