Na manhã desta terça-feira (29), foi deflagrada uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Brigada Militar, em Venâncio Aires, cidade do Vale do Rio Pardo a 133 km de Porto Alegre, com o objetivo de combater crimes patrimoniais, receptação de objetos furtados e tráfico de entorpecentes. A ação ocorreu em cinco bairros, com o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão domiciliar e três ordens judiciais de suspensão de atividades econômicas em estabelecimentos utilizados como recicladoras informais.
Ao menos sete pessoas foram presas. Segundo a Polícia Civil, a investigação revelou a atuação de uma organização criminosa que utilizava pontos de coleta de materiais recicláveis como fachada para receptar e redistribuir produtos furtados, além de comercializar drogas. Usuários de entorpecentes em situação de vulnerabilidade eram cooptados como 'coletores' e entregavam os objetos subtraídos em troca de pequenas porções de crack, alimentando um ciclo de dependência química e criminalidade patrimonial.
Durante a operação, foram empregados mais de 30 policiais civis e 20 policiais militares, em uma ação articulada e planejada para desarticular os principais núcleos da organização criminosa.
As investigações também apontaram que alguns dos imóveis utilizados pela associação criminosa foram propositalmente adaptados como pequenos “bunkers”, com portas soldadas e estruturas sem acessos convencionais, visando dificultar a entrada das equipes policiais e permitir a destruição de drogas e provas antes da entrada forçada.


