O Rio Grande do Sul confirmou a primeira morte por leptospirose após as enchentes que atingem o Estado desde o final de abril. A vítima, um idoso de 67 anos, residia em Travesseiro, no Vale do Taquari.
De acordo com a prefeitura da cidade, o homem identificado como Eldo Gross morreu na última sexta-feira (17). Ele foi enterrado no sábado (18) e o diagnóstico para a doença foi confirmado no domingo (19).
O governo do Estado investiga o caso, e aguarda a confirmação do diagnóstico pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), conforme informações do g1.
A administração municipal informou que outras três pessoas recebem tratamento parta a doença na cidade.
Leptospirose
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda e transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados. O contágio pode ocorrer a partir da pele com lesões ou mesmo em pele íntegra se imersa por longos períodos em água contaminada, além de mucosas. O período para o surgimento dos sintomas pode variar de um a 30 dias. Os principais sintomas da leptospirose são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios.
A Secretaria da Saúde (SES) recomenda a quimioprofilaxia (tratamento preventivo) para pessoas que tiveram contato prolongado com água de enchentes, assim como para os voluntários e equipes de resgate que estão entrando nas regiões de cheia.