A travessia hidroviária entre os municípios de São José do Norte e Rio Grande, na Região Sul do Rio Grande do Sul, será retomada na quarta-feira (29), após uma avaliação das condições de segurança e navegabilidade. A informação foi divulgação pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur).
Uma força-tarefa entre as prefeituras das cidades, a Metroplan, e as empresas Estaleiros do Brasil (EBR) e Transnorte está viabilizando passarelas em novos pontos de atracagem. O serviço havia sido suspenso por causa do aumento do nível da Lagoa dos Patos.
De acordo com o diretor-superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe, três variáveis foram consideradas fundamentais para viabilizar o retorno das atividades do transporte hidroviário: o ponto de atracação das embarcações no município de Rio Grande; o ponto de atracação em São José do Norte; e as condições de segurança e navegabilidade pelo canal.
Nenhum desses três elementos apresentaram condições favoráveis inicialmente. Por isso, na segunda-feira (27), a EBR e a Transnorte realizaram testes de aproximação e atracagem em novos locais. Nesta terça-feira (28), as empresas, em conjunto com a Marinha e suas equipes técnicas, realizarão as sinalizações adequadas para operação.
As tabelas de serviço serão emitidas após a liberação pelos órgãos competentes.