Após a passagem de um ciclone extratropical no início da semana, que deixou um cenário de destruição e pelo menos 39 mortos no Rio Grande do Sul, há a previsão de que a chuva volte ao Estado nos próximos dias.
De acordo com a Climatempo, a chuva desta quinta-feira (7) atingirá todo o território gaúcho, mas será mais intensa no centro-sul, em cidades como São José do Norte e Santana do Livramento, com 84 mm de precipitação. Além disso, são esperadas rajadas de vento de até 90 km/h.
No norte do Estado e na Grande Porto Alegre, o sol até pode aparecer, mas a chuva forte está prevista para ocorrer a qualquer momento do dia.
Nova frente fria
Na sexta-feira (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o avanço de uma nova frente fria deve potencializar a instabilidade e provocar acumulados de chuva de até 100 mm em parte do Rio Grande do Sul, podendo atingir as mesmas áreas impactadas pela chuva dos últimos dias.
Já no sábado (9), a previsão é de céu nublado e chuva, possivelmente intensa, em áreas que incluem a Grande Porto Alegre, serra, planalto e litoral Norte, mas devem parar no Sul, onde o tempo tende a ficar firme.
No domingo (10), as áreas de instabilidade perdem força em todo território. Mesmo assim, algumas pancadas de chuva com raios podem voltar a acontecer à tarde e à noite na região central e oeste do Estado. Não há previsão de chuva para a grande Porto Alegre durante o domingo.