O Governo de Garopaba (SC), por meio da Secretaria de Agricultura e Pesca, realizou nesta terça-feira (13) mais uma etapa de apoio aos pescadores locais durante a safra da tainha, que ocorre entre 1º de maio e 31 de julho. Nesta fase, foram entregues 75 cestas básicas e camisetas térmicas aos patrões das embarcações em três praias do município. As entregas aconteceram nos seguintes locais:
- Praia do Ouvidor: rancho de Antônio da Silveira, o seu Totó
- Praia da Ferrugem: rancho de Manoel da Silva Bento, o seu Maneca
- Praia da Vigia: patrões José Carlos da Silva, Jucinei Cipriano, Itamar Cunha e Quirino Juvênico Lopes Neto
As próximas distribuições devem ocorrer nos próximos dias, beneficiando pescadores de outros ranchos e comunidades tradicionais, informou a gestão municipal


Tradição e apoio
Para o vice-prefeito Guto Chaves, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização das raízes culturais e econômicas de Garopaba:
“A pesca da tainha é parte da identidade de Garopaba, faz parte das nossas raízes. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos pescadores e, por isso, a gestão municipal atua diretamente para garantir o suporte necessário àqueles que mantêm viva essa tradição.”
Além das cestas básicas e camisetas térmicas, a Prefeitura fornecerá cerca de 2.500 litros de óleo diesel para embarcações motorizadas ao longo da safra, conforme previsto na Lei Municipal nº 2.396/2022. Também estão sendo disponibilizados apoio logístico no transporte de redes, embarcações e no uso de retroescavadeiras para auxiliar na movimentação das estruturas.
O secretário de Agricultura e Pesca, Fabiano de Abreu, destacou a importância da ação:
“O apoio é fundamental para garantir segurança alimentar e incentivar o trabalho dos pescadores durante a temporada. Eles passam o dia inteiro nos ranchos, enfrentam todas as condições climáticas e, muitas vezes, não têm acesso fácil a alimentos. Por isso, realizamos as entregas para assegurar dignidade e motivação a esses trabalhadores, tão importantes para a economia do município".

