Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Santa Catarina tem mais dois aeroportos em operação

Anac autoriza pousos e decolagens nos aeroportos de São Joaquim e Dionísio.
Aeroporto de São Joaquim, na Serra Catarinense. | Foto: Jonatã Rocha/Secom

Redação PIXTV (Site)

5 de julho de 2024

atualizado às 14:21

Santa Catarina tem mais dois aeroportos em operação. Depois de décadas de inatividade, os aeroportos de São Joaquim e Dionísio Cerqueira receberam o sinal verde da Agência Nacional de Aviação (Anac) para voltarem a receber pousos e decolagens.

A portaria confirmando a inscrição de São Joaquim no cadastro nacional de aeródromos foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5). A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) ainda aguarda a publicação sobre Dionísio Cerqueira, mas também já recebeu a portaria confirmando a liberação.

Segundo o governo estadual, a reabertura dos aeroportos é a conclusão de um longo processo que envolveu preparar a infraestrutura dos locais, que nos últimos anos recebeu investimentos de pavimentação das pistas, cercamento de todas as áreas, balizamento e sinalização necessárias para atender as exigências da Anac.

A etapa final consistiu na elaboração de medições, ensaios, laudos, relatórios, desenhos técnicos e assessoria para atendimento aos requisitos de segurança operacional para inscrição cadastral e abertura ao tráfego aéreo do aeroporto.

O Aeroporto Ismael Nunes de São Joaquim, na Serra catarinense, estava inativo desde 1992. A pista homologada, de 1300 metros de comprimento por 30 metros de largura, terá operação visual/diurna. O novo código identificador do aeródromo será CIAD: SC0020.

O Aeroporto de Dionísio Cerqueira, no Extremo Oeste do Estado, estava inativo desde 2013. A pista homologada, de 1.376 metros de comprimento por 18 metros de largura, terá operação visual/diurna. O novo código identificador do aeródromo será CIAD: SC0012.

Aeroporto de Dionísio Cerqueira no Extremo Oeste. | Foto: Jonatã Rocha/Secom

Com informações da SPAF

VEJA TAMBÉM:

xr:d:DAFzODDKO9c:3,j:4388040100368043679,t:23110416
Homem que matou vendedor de paçocas em Blumenau (SC) é condenado
2534620-800x445
Homem se masturba e tenta agarrar mulher em praia de Imbituba (SC)
Fast
PIXTV chega no FAST
pescador-desaparecido-1
Corpo de pescador é encontrado em praia de SC
DJI_0923
Terremoto no Chile provoca tremores de terra em cidades de SC
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E