O município de São Martinho, no Sul de Santa Catarina, começou a oferecer, nesta quarta-feira (11), o serviço de telemedicina. A adesão foi realizada por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Amurel (CISAMUREL), tornando a cidade o 12º dos 19 municípios consorciados a disponibilizar o atendimento remoto.
Assim como os demais municípios que já implementaram a iniciativa, São Martinho optou por ofertar consultas em três especialidades: clínico geral, médico de saúde da família e pediatria. “Implantamos a telemedicina para otimizar os atendimentos, reduzindo filas de espera, permitindo que os pacientes acessem cuidados médicos de qualquer lugar, a qualquer hora”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Gisele Gusmão Corrêa.
Com 3.405 habitantes, a maior parte da população vive em áreas rurais. “Dentre as vantagens do sistema, ele encurta distância e diminui o tempo de espera pelo atendimento à medida que a pessoa pode fazer a consulta no conforto de sua casa, sem perder tempo percorrendo longos caminhos até o centro da cidade, ou até mesmo a outros municípios”, destacou a diretora executiva do CISAMUREL, Francismari Rossi Lessa.
A prefeita Anelise Wiemes também ressaltou os benefícios da iniciativa. “A telemedicina vem para ampliar o acesso à saúde no município, especialmente para quem vive nas áreas mais distantes das unidades de saúde. Com a telemedicina é possível realizar consultas, orientações e acompanhamentos a distância. Isso diminui deslocamentos e facilita diagnósticos rápidos. A iniciativa contribui para um atendimento mais eficiente e inclusivo. Assim, garante-se mais qualidade de vida para toda a nossa população”, disse.
O serviço pode ser acessado pelo link: https://telemedicinasaomartinho.ailine.com.br
Além de São Martinho, os municípios que já oferecem telemedicina via CISAMUREL são: Armazém, Braço do Norte, Capivari de Baixo, Grão Pará, Gravatal, Imaruí, Imbituba, Jaguaruna, Pedras Grandes, Sangão e Santa Rosa de Lima.