Uma ação integrada entre a Polícia Civil e a Brigada Militar resultou na prisão de nove pessoas envolvidas em crimes patrimoniais em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A operação denominada "Aharadak" foi deflagrada nesta quarta-feira (29) e contou com o apoio da Polícia Federal.
Foram cumpridas 33 ordens judiciais, entre 25 mandados de busca e apreensão e oito de prisão preventiva. Diversos objetos, que haviam sido furtados e roubados de comércios no município, foram recuperados. Dentre os itens estão ferramentas, televisões, geladeiras e gêneros alimentícios.
De acordo com as autoridades, os crimes vinham ocorrendo em meio à enchente que atingiu a cidade. A operação de hoje dá sequência às investigações já iniciadas que resultaram na prisão de 22 pessoas ao longo mês de maio.
A investigação revelou que os criminosos faziam parte de uma organização criminosa que praticava furtos e, em alguns casos, roubos com armas de fogo. Algumas empresas vítimas, inclusive, chegaram a acolher pessoas desabrigadas em razão das enchentes que assolaram vários municípios do Estado, incluindo Eldorado do Sul.
"Não vamos parar enquanto não prendermos todas as pessoas que estão cometendo crimes e se aproveitando da situação de calamidade que estamos passando”, disse o Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron.