P U B L I C I D A D E

SC-434 fica de fora do pacote bilionário do governo do Estado

Rodovia Abílio Manoel de Lima não foi contemplada entre as 60 estradas incluídas no programa de revitalização.

Thiago Pereira

10 de agosto de 2023

atualizado às 15:11

A Rodovia Abílio Manoel de Lima, a SC-434, ligação Sul de Garopaba (SC) com a BR-101, não foi contemplada no programa Estrada Boa, apresentado na manhã desta quinta-feira (10) pelo governador do Estado Jorginho Mello (PL). No total, estão previstos trabalhos em 1,5 mil quilômetros de estradas, sendo 504 de implantação e restauração e 1000 de revitalização.

A pincipal ligação de um dos destinos turísticos mais visitados do Estado ficou de fora, mesmo com inúmeras deficiências e estando no rancking de uma das estradas mais perigosas do Estado. Em levantamento realizado em 2018, a rodovia havia contabilizado 829 acidentes e 32 mortes, em dez anos.

O município de Imaruí será comtemplado em duas rodovias, com a implantação e pavimentação asfáltica da SC-437 - trecho Aratingaúba - (entroncamento SC-436 - Beata Albertina Berkembrock), e pavimentação asfáltica da Rodovia SC-437 entre Pescaria Brava até a divisa com Imaruí (Siqueiro).

Serão R$ 1,5 bilhão em obras estruturantes e R$ 665 milhões em revitalização. No total, 231 municípios serão beneficiados em 60 rodovias (sendo 38 na primeira fase). A partir do programa, mais de 20 mil empregos serão gerados. O cronograma de conclusão prevê um prazo médio de 24 meses e máximo de 36 meses.

Os recursos são provenientes de financiamentos do BNDES (R$ 1,5 bilhão) e de fontes próprias do Estado (R$ 665 milhões).

Santa Catarina possui 131 rodovias estaduais, com 615 segmentos de trecho de interligações, acessos, contornos e pontes, totalizando 6.298,20 quilômetros de malha rodoviária.

“O modal rodoviário é fundamental para a economia catarinense, ele contribui para a geração de empregos, para uma melhor distribuição da renda, para o escoamento da produção e para o desenvolvimento”, avalia o secretário adjunto da Infraestrutura e Mobilidade, Ricardo Grando, coordenador do Estrada Boa.

O que é feito em cada intervenção

Implantação – drenagem, correção de curvas, melhoramento de traçados, construção de interseções e pavimento, sinalização
Restauração – drenagem, novas interseções e correções de curvas, revestimento e sinalização
Revitalização – roçada e drenagem, recuperação do pavimento, microrrevestimento, sinalização

Revitalizações (10 meses)

R$ 340 mi em 2023 (Início agosto 2023)
R$ 325 mi em 2024 (termino maio 2024)

Obras reestruturantes

R$ 1,5 bilhão (previsão de 36 meses)

Veja a relação completa das rodovias beneficiadas:

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2025-10-21 at 14.57
'Bombeiro nas Escolas' leva ensino de primeiros socorros e prevenção de incêndios ao Sul de SC
2994015-2048x1184
Nova lei pode redefinir limites territoriais de 164 cidades de SC, incluindo Garopaba e Imbituba
WhatsApp Image 2025-10-23 at 09.42
SC: expulso de casa, menino de 8 anos caminha 10 km sozinho e é resgatado pela PRF na BR-101
modelo siteYT (2)
Mulher procurada por crime de perseguição no Espírito Santo é presa em Imbituba (SC); VÍDEO
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E