O maratonista de Imbituba, Gabriel Garcia, de 78 anos, será o homenageado no dia 21 de junho, data do aniversário de emancipação político administrativa da cidade do Sul de Santa Catarina. Ele receberá, na sessão solene na Câmara de Vereadores, a medalha Henrique Lage, a maior comenda oferecida pela prefeitura a pessoas de destaque, que elevam o nome da cidade.
O anúncio, ao atleta, foi feito pelo prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior na tarde de sexta-feira (14), durante visita ao Centro Cultural e Esportivo que conta a trajetória de Garcia.
Além de corredor, ele também é compositor. Foi autor de hinos de cidades como São Domingos, Xanxerê e Imbituba.
“Cada vez que se canta o hino de Imbituba, o nome de Gabriel Garcia é lembrado. Trata-se de um compositor e um atleta de respeito. Esse é um reconhecimento que precisava ser feito, para uma pessoa que contribuiu tanto para o nosso município”, disse Chefe do Poder Executivo Municipal.
A trajetória de Gabriel Garcia
Gabriel Garcia começou a correr aos 37 anos, quando serviu o Exército no Rio de Janeiro. Em 1983, encarou a primeira prova. Foram cerca de 950 corridas disputadas ao longo da carreira, dentro e fora do Brasil. Nas provas de 21 quilômetros, o atleta foi tricampeão mundial.
O maratonista imbitubense é considerado um dos principais nomes do esporte catarinense. Ao longo da carreira, são quase 1000 prêmios conquistados, entre troféus e medalhas.
Em Imbituba, o respeitado atleta ensinou tudo o que sabe para as crianças e adolescentes em um projeto de atletismo da administração municipal. Projeto, esse, que já também já ganhou uma medalha Henrique Lage.