A Polícia Civil de Laguna, no Sul de Santa Catarina, resgatou cachorros de raça que eram criados em um canil clandestino e viviam em situação de maus-tratos. O flagrante ocorreu durante uma fiscalização em conjunto com a Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) do município.
A Polícia Civil chegou ao canil após diversas denúncias de maus-tratos, criação e comercialização de cachorros de raças, como PitBull e American Staffordshire Terrier, nas redes sociais. A corporação instaurou inquérito policial para apurar a autoria e materialidade sobre as suspeitas.
No local, a equipe encontrou alguns cachorros no pátio, um deles estava confinado em um ambiente considerado inadequado pelos veterinários do Bem Estar Animal. Na ocasião, não havia ninguém na casa.
O responsável pelo canil foi indiciado pelo crime de maus-tratos. Além disso, a Polícia Civil encaminhou as cópias dos autos aos órgãos administrativos para análise das medidas administrativas cabíveis.
A corporação reforça que a conduta de maus-tratos aos animais configura crime e participa da campanha de conscientização do Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal.