A Defesa Civil realizou, nesta terça-feira (7), uma vistoria conjunta com a equipe da CCR Costeira nas margens da BR-101, na divisa entre Capivari de Baixo e Pescaria Brava, no Sul de Santa Catarina. O objetivo da ação foi avaliar as condições de drenagem e das tubulações existentes, especialmente em relação à vazão de água durante períodos de chuva intensa.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Capivari de Baixo, Adilson Pacheco, a vistoria busca identificar melhorias que evitem alagamentos e garantam mais segurança à população. “A Defesa Civil tem um trabalho contínuo de vistoria em sistemas de drenagem para identificar problemas e atuar de forma preventiva”, destacou o coordenador.
As inspeções técnicas são realizadas regularmente em comportas, valas, galerias e outros sistemas de drenagem para verificar suas condições e funcionamento. A partir delas, são mapeadas áreas de risco e possíveis falhas que possam causar acúmulo de água ou desastres naturais.
Em alguns casos, as vistorias resultam em mapeamentos e diagnósticos detalhados, que servem de base para o planejamento de melhorias e instalação de novas estruturas de contenção. Além disso, a Defesa Civil também realiza ações de manutenção preventiva, como a troca de peças e reparos em bombas do sistema de drenagem, garantindo o pleno funcionamento antes de períodos de chuva forte.