Após um fim de semana de tempo firme, a última semana de novembro deve ser de chuva em Santa Catarina. A partir desta segunda-feira (27), o processo de formação de uma região de baixa pressão no Paraguai favorece a ocorrência de temporais com chuva pontualmente intensa em todas as regiões do Estado, especialmente no Grande Oeste, onde há previsão de acumulados de até 100 mm.
De acordo com a Defesa Civil estadual, o período com os maiores volumes de chuva ocorre entre terça (28) e quarta-feira (29), quando a região de baixa pressão se posiciona na costa do Estado. O sistema também favorece agitação marítima, com ondas que podem superar os 3 metros nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Ainda conforme o órgão, os acumulados podem somar valores médios entre 40 e 80 mm no Oeste e Planaltos, podendo chegar a 100 mm em alguns momentos. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas. Já nas áreas litorâneas e no Vale do Itajaí, o "risco é muito alto" para danos desta natureza. Na região, a chuva persistente traz volumes entre 80 mm e 150 mm, podendo superar estes valores.