Na quarta-feira (8), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Roubos e Extorsões (1ª DR/Deic), deflagrou a Operação Caixa Forte em Santa Catarina, com o objetivo de reprimir furtos a caixas eletrônicos. Três pessoas foram presas durante a ação.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, com apoio da Delegacia de Roubos e Extorsões (DR/Deic), da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville e da Delegacia de São João Batista. Duas equipes da 1ª DR/Deic se deslocaram ao estado para auxiliar no cumprimento das ordens judiciais nas cidades de Joinville, São Francisco do Sul e São João Batista.
Durante as diligências, foram presos os três investigados, todos com antecedentes criminais por crimes patrimoniais. Além das prisões, veículos e objetos relacionados aos delitos foram apreendidos. Todos foram encaminhados ao sistema prisional de Santa Catarina, onde permanecem à disposição da Justiça.

Investigação
A operação teve início após uma tentativa frustrada de furto a um caixa eletrônico no início de junho, no centro de São Leopoldo (RS). O caixa estava dentro de um estabelecimento comercial de concessão de créditos pessoais. Segundo a polícia, os autores pularam um muro vizinho e arrombaram a porta dos fundos, cobrindo a porta de vidro com tinta spray branca para não serem vistos.
A ação, porém, não teve êxito: um morador percebeu a movimentação suspeita e acionou a polícia. Na época, os suspeitos conseguiram fugir sem serem identificados. Com o avanço das investigações, a Polícia Civil conseguiu identificar três indivíduos, todos oriundos de Santa Catarina, responsáveis pela tentativa de furto.