Considerada a maior festa alemã das Américas, a Oktoberfest de Blumenau, em Santa Catarina, contará com apoio tecnológico para reforçar a segurança do evento. As tecnologias foram apresentadas na manhã da última sexta-feira (4). Na ocasião, a Polícia Militar catarinense (PMSC) participou de uma coletiva de imprensa promovida pela Comissão de Segurança da 39ª edição da festa, destacando as medidas adotadas para garantir a tranquilidade dos participantes.
Leia também: Notas do 'Enem dos concursos' serão divulgadas nesta terça (8)
Com mais de 130 policiais atuando na segurança, o reforço policial vai atuar simultaneamente na festa nos dias e horários com maior movimento, sem comprometer o policiamento rotineiro nos bairros da cidade, informou a corporação. A 39ª Oktoberfest Blumenau ocorre de 9 a 27 de outubro. São 19 dias de festa que celebram a cultura e tradição germânica.
Como nos outros anos, serão feitas patrulhas internas e externas ao Parque Vila Germânica e nos desfiles, por meio de policiamento ostensivo a pé e motorizado com carros e motos, policiamento aéreo com a presença do Batalhão de Aviação da PMSC e policiamento especializado – Tático, Canil e Rocam.
O policiamento vai abranger todas as regiões da cidade, e funcionará em camadas, desde a prevenção e fiscalização da lei seca, nas entradas e saídas de Blumenau, até o patrulhamento dentro dos pavilhões, com o policiamento ostensivo. Além disso, o evento contará com câmeras de monitoramento equipadas com reconhecimento facial, além de drones para identificar tumultos e possíveis ocorrências.
Na sexta, as outras instituições que fazem parte da Comissão de Segurança do evento também apresentaram seu planejamento, são elas: a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), a Minister e a Intelbras. A expectativa das forças de segurança é manter a Oktoberfest como a festa mais segura do Brasil.