Na manhã de terça-feira (21), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da Diretoria Estadual de Investigações Criminais, deflagrou uma operação de combate a exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Os agentes cumpriram três mandados de busca e apreensão em dois municípios do Norte catarinense e um da Grande Florianópolis.
A ação, denominada “Bad Vibes III”, é parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (Secretaria Nacional de Segurança Pública), polícias civis do Brasil, e a agência norte-americana Homeland Security Investigations.
As ordens judiciais foram cumpridas em Mafra, Jaraguá do Sul e Palhoça. Em Mafra e Jaraguá do Sul, os investigados foram presos em flagrante por armazenar conteúdo ilícito.
Equipes da Polícia Científica acompanharam o trabalho das buscas. Também foram apreendidos computadores que serão encaminhados à perícia para análise.
Ação nacional
A iniciativa, coordenada pelo Laboratório de Operações Cibernéticas da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), expediu 26 mandados de busca e apreensão e 1 de prisão preventiva em 13 Estados brasileiros: Santa Catarina, Amazonas, Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Piauí, Espírito Santo, Bahia, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul.
De acordo com a Polícia Civil, a investigação apura a prática dos delitos em um grupo de mensageria, onde eram comercializados e consumidos vídeos e fotografias com conteúdo de abuso sexual infantojuvenil, bem como em outras plataformas e dispositivos informáticos porventura encontrados.
A ação é um desdobramento do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, que foi no último sábado (18).