P U B L I C I D A D E

SC tem mais de 90 mil pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista, aponta IBGE

Assunto foi pauta de reunião na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira.
Foto: Shutterstock

Redação PIXTV (Site)

5 de junho de 2025

atualizado às 10:20

O Brasil tem mais de 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Santa Catarina, são mais de 91 mil moradores com o diagnóstico — e 25% deles têm até 9 anos de idade.

As informações foram apresentadas nesta quarta-feira (4) pelo superintendente do IBGE em Santa Catarina, Roberto Kern Gomes, durante uma reunião da Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, na Assembleia Legislativa.

Dois municípios da região da Amurel aparecem entre os que têm maior percentual de pessoas com TEA em relação à população total no estado. Imbituba ocupa a 8ª posição, com 1,8%, e Laguna está na 17ª, com 1,6%.

“Queremos que as políticas públicas tenham efetividade e, para isso, precisamos de dados mais precisos. É difícil hoje termos uma diretriz das políticas públicas que precisam ser implementadas nos municípios e estado para que possamos atender lá na ponta, os autistas e suas famílias”, avalia o deputado estadual Pepê Collaço, coordenador da frente parlamentar.

Além disso, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) está desenvolvendo um protótipo de sistema que visa reunir informações mais completas sobre o TEA em Santa Catarina. A ferramenta está em fase de testes e aperfeiçoamentos.

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2025-09-30 at 08.46
Grupo Koch promove mutirão de empregos com contratação por diárias e pagamento semanal
02- ESCRITÓRIO RED BULL
Red Bull inaugura escritório em Curitiba com foco em esportes e eventos
Inteligência artificial x Jornalistas
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
48_retro_2023_onda_de_calor_em_sao_paulo
Calor pode tornar o Brasil 'inabitável' em 50 anos?
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E