Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Semáforos poderão receber uma quarta luz; entenda a proposta

Pesquisadores da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, defendem a inclusão de uma quarta luz branca nos dispositivos, para que os carros autônomos possam otimizar o fluxo do tráfego nas grandes cidades.

Redação PIXTV (Digital)

26 de setembro de 2023

atualizado às 12:15

A sequência de cores nos semáforos, na maioria dos países, é verde, amarela e vermelha. Elas indicam aos motoristas e pedestres quando devem parar, esperar ou seguir em frente. No entanto, uma proposta inovadora de pesquisadores da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, defende a inclusão de uma quarta luz branca nos dispositivos, a fim de informar aos motoristas humanos o que os carros autônomos, que se dirigem sozinhos, estão fazendo.

Leia também: Beto Carrero World vai inaugurar área temática NERF no Dia das Crianças

A ideia é que, quando houver um número suficiente de veículos autônomos se aproximando do cruzamento, eles possam se comunicar entre si e com o próprio sistema que controla o semáforo, coordenando, assim, seus movimentos, visando otimizar o fluxo do tráfego nas grandes cidades.

Nesses casos, a luz branca poderia ser acionada, indicando aos motoristas humanos que eles devem simplesmente seguir o que o veículo à sua frente fizer. Por exemplo, se o carro autônomo parar, eles também devem parar; se ele passar pelo cruzamento, eles também devem passar.

Essa abordagem, chamada de “fase branca”, permitiria que os veículos autônomos assumissem parte do controle do trânsito, tornando-o mais eficiente e reduzindo o consumo de combustível.

Além disso, essa nova luz daria aos motoristas humanos uma orientação clara e intuitiva sobre como se comportar nas interseções, evitando situações confusas ou perigosas.

Quando não houver muitos veículos autônomos no cruzamento, o semáforo voltaria ao padrão convencional de vermelho-amarelo-verde.

Quando entrará em prática?

A proposta da luz branca nos semáforos, por mais tecnológica e inovadora que seja, ainda é apenas um conceito teórico, testado em simulações. Para se tornar uma realidade nas ruas, é preciso mais estudos e testes práticos, além de uma regulamentação, padronização e legislação que aborde o assunto.

Com informações do site Capitalist

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E