Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Semáforos poderão receber uma quarta luz; entenda a proposta

Pesquisadores da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, defendem a inclusão de uma quarta luz branca nos dispositivos, para que os carros autônomos possam otimizar o fluxo do tráfego nas grandes cidades.

Redação PIXTV (Digital)

26 de setembro de 2023

atualizado às 12:15

A sequência de cores nos semáforos, na maioria dos países, é verde, amarela e vermelha. Elas indicam aos motoristas e pedestres quando devem parar, esperar ou seguir em frente. No entanto, uma proposta inovadora de pesquisadores da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, defende a inclusão de uma quarta luz branca nos dispositivos, a fim de informar aos motoristas humanos o que os carros autônomos, que se dirigem sozinhos, estão fazendo.

Leia também: Beto Carrero World vai inaugurar área temática NERF no Dia das Crianças

A ideia é que, quando houver um número suficiente de veículos autônomos se aproximando do cruzamento, eles possam se comunicar entre si e com o próprio sistema que controla o semáforo, coordenando, assim, seus movimentos, visando otimizar o fluxo do tráfego nas grandes cidades.

Nesses casos, a luz branca poderia ser acionada, indicando aos motoristas humanos que eles devem simplesmente seguir o que o veículo à sua frente fizer. Por exemplo, se o carro autônomo parar, eles também devem parar; se ele passar pelo cruzamento, eles também devem passar.

Essa abordagem, chamada de “fase branca”, permitiria que os veículos autônomos assumissem parte do controle do trânsito, tornando-o mais eficiente e reduzindo o consumo de combustível.

Além disso, essa nova luz daria aos motoristas humanos uma orientação clara e intuitiva sobre como se comportar nas interseções, evitando situações confusas ou perigosas.

Quando não houver muitos veículos autônomos no cruzamento, o semáforo voltaria ao padrão convencional de vermelho-amarelo-verde.

Quando entrará em prática?

A proposta da luz branca nos semáforos, por mais tecnológica e inovadora que seja, ainda é apenas um conceito teórico, testado em simulações. Para se tornar uma realidade nas ruas, é preciso mais estudos e testes práticos, além de uma regulamentação, padronização e legislação que aborde o assunto.

Com informações do site Capitalist

VEJA TAMBÉM:

12112704_500618_GD
RS: família comandava esquema de desvio de doações em Esteio
WhatsApp Image 2024-06-10 at 09.40
Pane mecânica em carro causa acidente e morte em Itajaí (SC)
modelo siteYT (7)
Em meio a tragédia no RS, histórias resistem às águas
modelo siteYT (2)
VÍDEO: veja como foi a prisão de chefe de facção do RS em Garopaba (SC)
Fast
PIXTV chega no FAST
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E