Começa na próxima segunda-feira (18) a Semana da Consciência Negra de Garopaba, no Sul de Santa Catarina. A programação ocorrerá até quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores Municipal.
O evento aberto ao público trará uma série de atividades e homenagens em celebração à cultura afro-brasileira e em apoio à luta contra o racismo. A programação inclui palestras, rodas de conversa, exibições de documentários e apresentações culturais, reunindo lideranças e figuras importantes da comunidade.
A abertura do evento será às 18h30, com uma intervenção musical afro-brasileira. Em seguida, às 19h15, haverá uma palestra sobre o turbante como símbolo de resistência e fortalecimento da cultura afro-brasileira, com a yalorixá Cris de Xangô. O dia termina com a exibição do documentário “Planteadeira” e uma roda de conversa sobre o protagonismo da mulher preta em Garopaba, mediada pela professora Juliani Walotek, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
Na terça-feira (19), após a sessão ordinária, haverá um momento de fala com Renata Ferreira, do Coletivo das Pretas, e o professor Flávio Ferreira Luciano. A noite também contará com homenagens a personalidades negras de destaque no município e uma apresentação cultural.
O último dia, 20 de novembro, será marcado por uma série de palestras e homenagens, incluindo um tributo póstumo à benzedeira Dona Adelaide Maria. Às 20h15, ocorrerá um ato de liberdade religiosa com a presença da yalorixá Cris de Xangô e iyá Kékéré de Obá.
A programação será transmitida ao vivo pelo canal oficial da Câmara Garopaba no YouTube, permitindo que todos acompanhem e reflitam sobre temas importantes como identidade, resistência e empoderamento da comunidade negra em Garopaba.