Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

SGB publica novos relatórios de mapeamentos de áreas de risco em 17 cidades gaúchas

Estudos fazem parte da ação emergencial que atenderá 93 municípios prejudicados com as chuvas de maio de 2024.
Foto: Divulgação

Redação PIXTV (Site)

17 de março de 2025

atualizado às 14:34

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) publicou, em fevereiro, os relatórios dos mapeamentos de áreas de risco realizados em 17 cidades do Rio Grande do Sul. Esse trabalho é parte da ação emergencial que atenderá 93 cidades afetadas pelas enchentes que ocorreram no Estado em maio de 2024. Já foram disponibilizados 40 estudos.

LEIA TAMBÉM: Em ato no Rio, Bolsonaro afirma que não fugirá do país

As cidades contempladas pelos novos relatórios são: Barra do Rio Azul, Bom Princípio, Bom Retiro do Sul, Cachoeirinha, Candelária, Colinas, Cruzeiro do Sul, Feliz, Marques de Souza, Nova Santa Rita, Passo do Sobrado, Ponte Preta, São João do Polêsine, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Severiano de Almeida e Vera Cruz.

“Os trabalhos estão avançados. Algumas cidades já estão na fase de levantamento de campo, enquanto outras já receberam relatórios apontando as áreas com alto e muito alto risco de deslizamentos e inundações”, explica Tiago Antonelli, chefe da Divisão de Geologia Aplicada do SGB.

Antonelli também destaca a preocupação com os municípios mais populosos e as regiões afastadas. “As cidades mais densamente urbanizadas exigem maior atenção, mas é fundamental ressaltar que, nos pequenos municípios, infelizmente, muitas tragédias ocorreram devido a deslizamentos de terra, por exemplo”, alerta o pesquisador.

Ação emergencial

Em 2024, o SGB iniciou a ação emergencial para mapear áreas de risco nos municípios do Rio Grande do Sul. Até o fim deste ano, a instituição pretende atender 93 cidades. Com isso, mais de 3,8 milhões de pessoas serão beneficiadas pelos estudos, que servirão de base para que os municípios adotem medidas de prevenção a desastres, protegendo a população diante de novos eventos climáticos extremos. Confira aqui a lista dos municípios que serão atendidos ao longo do trabalho.

O mapeamento de áreas de risco realizado pelo SGB segue as diretrizes da Lei 12.608/2012, que estabelece a responsabilidade do governo federal em apoiar municípios e estados sem capacidade técnica para essa atividade, essencial para a prevenção e resposta a desastres.

VEJA TAMBÉM:

1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
image
Capturado um dos criminosos mais procurados do RS
fta20241126069-676x450
Carrefour anuncia fechamento de mais supermercados da bandeira Nacional no RS
86c94081-dbe6-4e73-a41e-2b74d6c326cb
Cirurgia com o paciente acordado devolve esperança a jovem de Garopaba (SC)
THUMB CORTES (32)
Conheça Basílica de Santa Maria Maggiore, onde Papa será enterrado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E