Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Sleeping Giants Brasil falta audiência para discutir atuação do grupo

Deputados do PL acusam empresa de censura a conteúdos sob a "falsa roupagem" de defesa dos consumidores.

Redação PIXTV (Digital)

21 de setembro de 2023

atualizado às 14:26

Aguardados em audiência pública das comissões de Comunicação e de Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (20), os representantes do Sleeping Giants Brasil não compareceram. A empresa surgiu de um movimento criado nos Estados Unidos para inviabilizar economicamente páginas e perfis de internet que eles afirmam propagar desinformação, discursos de ódio ou intolerância.

Os deputados convidaram os dirigentes para debater se a empresa afronta fundamentos da democracia, como a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa.

Jovem Pan

A reunião ocorreu com a presença do advogado da Jovem Pan, empresa que é um dos alvos do movimento. José Frederico Cimino Manssur disse que a campanha do Sleeping Giants para “desmonetizar” a Jovem Pan utiliza trechos de entrevistas com opiniões fora de contexto, de forma a alegar que a Jovem Pan estaria causando desinformação e propagando fake news.

“Você pode apurar ou não os excessos, mas eles não param aí. O Sleeping Giants, de uma forma que, em tese, a gente pode falar em coação, invade as redes sociais de anunciantes e dizem: 'Empresa, se você continuar com campanha de Jovem Pan, vamos falar mal da sua marca'." Manssur acusou o Sleeping Giants de usar de "coação para atacar um órgão de comunicação, e fazem isso todos os dias.”

Fim da hashtag

O advogado explicou que a campanha passou a atingir as afiliadas, que não fazem parte da Jovem Pan. Em resposta, a empresa move ação contra a Sleeping Giants pedindo que ela pare de usar a hashtag ‘Desmonetiza Jovem Pan’.

Segundo o advogado, é crime uma associação sem fins lucrativos atuar como poder moderador da imprensa brasileira. A ação movida pela Jovem Pan está suspensa na primeira instância, porque teria relação com o inquérito das fake news, que está no Supremo Tribunal Federal (STF).

Ação arquivada

Outra ação movida pela Jovem Pan, por crime contra a honra, foi encerrada por ausência de justo motivo por decisão do Supremo.

“O que isso tudo significa? Que o Sleeping Giants pode continuar atacar a Jovem Pan. Que o Sleeping Giants pode continuar sendo o poder moderador do Brasil", reclamou o advogado.

"Hoje é a Jovem Pan, amanhã é qualquer outro órgão de imprensa que de alguma forma não esteja alinhado com o entendimento político-ideológico do Sleeping Giants”, alertou Manssur.

Pedido do PL

A audiência foi pedida por deputados do PL. Eles alegam que a atividade do Sleeping Giants viola direitos básicos previstos na Constituição Federal, e permite censurar os conteúdos e programações de veículos de comunicação e sites na internet.

Para Julia Zanatta (PL-SC), a prática pode configurar "apologia à repressão da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa”.

“Eu chamo isso de milícia digital, [que é algo de] que sempre nos acusaram, mas que, na verdade, é como esse Sleeping Giants atua: uma milícia tentando ser poder moderador do que é verdade, do que é mentira e para onde vai o dinheiro de publicidade."

Julia acusa o Sleeping Giants de fazer campanha de desinformação, "uma campanha de assassinato de reputação e assédio com certas empresas, como é o caso da Jovem Pan”.

Debate no Senado

Diante da ausência dos representantes do movimento, a deputada Bia Kicis (PL-DF) lembrou que no Senado também está marcada uma audiência sobre o Sleeping Giants, inclusive com um estudo sobre a atuação do grupo.

“Vamos aguardar que lá aconteça e que esses eventos sejam levados a conhecimento da população para a gente dar prosseguimento com representações, denúncias, algo que tenha alguma efetividade”, disse.

Os parlamentares que participaram da audiência pública questionam a legitimidade do Sleeping Giants Brasil e acusam o grupo de coagir patrocinadores a suspenderem seus anúncios em diversas páginas sob a "falsa roupagem" de defesa dos consumidores.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E