P U B L I C I D A D E

STF atende pedido e libera Lula para nomear ‘companheiros’ em estatais

Redação PIXTV (Digital)

17 de março de 2023

atualizado às 15:57

Foi suspendida nesta quinta-feira (16) a aplicação da regra que proibi a indicação de integrantes da estrutura dos governos federal, estadual e municipal, como ministros, secretários e assessores, para direção de estatais.

A suspensão veio por meio da decisão do ministro Ricardo Lewandowski, do Supreno Tribunal Federal (STF). Decisão que atende a uma ação movida pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), aliado do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A Lei das Estatais vigorou nos governos dos ex-presidentes Michel Temer (PMDB) e Jair Messias Bolsonaro (PL). A lei proíbe, justamente, indicar ministros e secretários a direção de estatais.

O relator da ação, Lewandowski, estabeleceu que integrantes de partidos ou pessoas que atuaram em eleições podem ser indicados para cargos em estatais, desde que se desvinculem das legendas ao assumirem a função.

Essa mudança tem potencial para abrir espaço para até 587 indicações político-partidárias em cargos públicos, com remunerações anuais variando de R$ 214 mil a R$ 3 milhões.

A decisão ocorre após Lula afirmar, em evento com prefeitos, que prefere políticos a técnicos na gestão pública.

"Eu prefiro um político competente do que um técnico. Porque o político entende um pouco de tudo e o técnico não sabe de nada", declarou o presidente.

Lewandowski ressaltou que, apesar das intenções positivas da Lei das Estatais, a legislação acabou criando discriminações desproporcionais e violando o princípio da isonomia.

Com a decisão do STF, Lula ganha maior liberdade para indicar "companheiros", como se refere aos antigos aliados,  para cargos em estatais.

Nomeações como a de Aloizio Mercadante para o comando do BNDES, criticada por opositores por possível ferimento à Lei das Estatais, passam a ser permitidas pela nova decisão.

Informações: JornalRazão/Osul

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E