A veterinária do Consórcio Intermunicipal Multinalitário da Amurel (CIM-Amurel), Kessya Niero esteve em Capivari de Baixo nesta quarta-feira (29) para uma visita de orientação a servidores públicos e a donos de estabelecimentos sobre os procedimentos necessários para implantação do Serviço de inspeção Municipal (SIM), tanto pela prefeitura, quanto por empresários interessados em implantar o serviço.
Kessya é responsável pelo Programa de Inspeção Regionalizada, do CIM-Amurel, que busca padronizar as legislações dos 18 municípios que integram a Amurel, e também, orientar os empresários do ramo a adequar suas estruturas para que possam obter o selo SIM, quando se tratam de empresas que manipulam produtos de origem animal.
A veterinária foi recebida e acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia Rafael Locks, pelo diretor de Desenvolvimento Rural Jorge dos Santos Filho e pela veterinária do município, Giselle Horst Polla.
Para a prefeitura concluir a implantação do Serviço de Inspeção Municipal enquanto órgão público fiscalizador, resta apenas publicação de um documento. O município passará a ser, então, o 14º da região da Amurel a padronizar sua legislação municipal.
O grupo visitou três estabelecimentos comerciais. Os proprietários foram orientados sobre as adequações estruturais necessárias para obtenção do selo SIM.
“Obter o selo SIM é importante para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos produtos de origem animal, protegendo a saúde dos consumidores. Para os produtores, o selo proporciona credibilidade, formalização do negócio e a possibilidade de ampliar o mercado local, permitindo a venda em estabelecimentos como supermercados e feiras. Para o consumidor, o selo garante que os produtos (como carne, leite, pescados, ovos e mel) foram inspecionados e atendem aos padrões higiênico-sanitários exigidos, tornando-os mais seguros para o consumo”, argumenta a veterinária Késsia Niero.
“Quem tiver interesse em implantar o Serviço de Inspeção Municipal ou quiser tirar dúvidas sobre tudo o que envolve o serviço, pode procurar a nossa veterinária Giselle Polla e marcar a visita”, orienta o secretário Rafael Locks.
Fonte: CIM-Amurel






