Na manhã de ontem (29), a Polícia Civil cumpriu mandado de busca e apreensão na residência de um homem suspeito de enviar mensagem eletrônica com discurso de ódio e ameaças a alunos de uma escola em Itaqui, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. A operação policial ocorreu em São Pedro (SP), com apoio da Polícia Civil paulista. Foram apreendidos um computador e um telefone celular.
A mensagem foi enviada em 10 de abril de 2025, e durante as investigações descobriu-se que o provedor de e-mail usado estava localizado na Suíça.
O delegado Rodrigo Bobrzyk, titular da Delegacia de Itaqui, responsável pela investigação, informou que a cooperação internacional foi essencial. “A Polícia Civil, valendo-se dos mecanismos previstos na Convenção de Budapeste sobre o Crime Cibernético, expediu ofício com solicitação de informações ao provedor de e-mail suíço utilizado pelo suspeito. A solicitação foi encaminhada pela Polícia Federal à Polícia Suíça, que requisitou formalmente os dados ao provedor localizado naquele país”, explicou o delegado.
O autor foi identificado como um homem de 20 anos, residente no interior paulista. Com base nas informações obtidas, a polícia conseguiu localizar com precisão o aparelho e o local de envio da mensagem.