A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Novo Hamburgo, deflagrou uma operação nesta quarta-feira (26) no âmbito da investigação de um homicídio ocorrido em dezembro de 2024 na cidade, localizada na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Leia também: Passarela que liga bairros em Telêmaco Borba (PR) será demolida
As investigações começaram no dia 13 de dezembro, quando uma vítima foi sequestrada de dentro da casa do pai, no bairro Canudos, por sete indivíduos. Os criminosos colocaram a vítima em um veículo e a levaram para um local isolado, onde praticaram tortura. Em um momento da ação, os agressores retornaram ao endereço inicial e continuaram as agressões. A vítima foi posteriormente levada ao hospital em estado gravíssimo, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia seguinte.
A operação cumpre 19 ordens judiciais, sendo oito mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão em Novo Hamburgo. Até o momento, cinco pessoas foram presas. Além das detenções, a polícia apreendeu R$ 25 mil em espécie, aparelhos celulares e maconha.
Segundo o delegado Mario Souza, diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o crime foi de extrema gravidade, demandando uma investigação aprofundada para responsabilizar todos os envolvidos. O delegado Thiago Carrijo, da Divisão de Homicídios da Região Metropolitana, destacou que a operação representa uma resposta eficaz contra o crime organizado. Já o delegado Gabriel Borges, titular da Delegacia de Homicídios de Novo Hamburgo, afirmou que a ação visou não apenas os executores do crime, mas também seus mandantes e demais envolvidos.
Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, e as investigações seguem em andamento.