Depois dos estragos causados pelas chuvas em Santa Catarina, o Estado deve ter melhoria no tempo nesta segunda (9) e terça-feira (10), segundo a Defesa Civil. No entanto, o risco ainda é alto para ocorrências como deslizamentos de terra por conta dos altos volumes de água nos últimos dias. A previsão aponta que os temporais retornam a partir de quarta-feira (12).
“Do ponto de vista meteorológico, essa melhora no tempo é importante, mas sobre o risco de deslizamento e escoamento de água, ainda não dá para dizer que está tudo bem, outras regiões poderão ser alagadas. Nada foi desmobilizado, nenhum cuidado foi descartado. O impacto das fortes chuvas no estado ainda será sentido nos próximos dias. Santa Catarina vai completar praticamente 10 dias de efetivo impacto”, alerta o diretor de Gestão de Desastres da Defesa Civil de Santa Catarina, coronel Cesar Nunes
O órgão informou que, nesta segunda, a nebulosidade diminuiu em áreas do Grande Oeste, onde o sol predomina durante a tarde. Já no litoral e em regiões próximas, o tempo deve permanecer nublado, com possibilidade de chuvas fracas a qualquer hora do dia.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias em SC
Na Terça-feira (10), o tempo segue firme com predomínio de sol em grande parte do Estado, especialmente à tarde, entre o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e parte do Planalto Norte. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, há maior cobertura de nuvens e condição para chuvas passageiras devido à circulação marítima. O risco seguirá alto para deslizamentos devido à água presente no solo.
A quarta-feira (11), começa com tempo firme na maioria das regiões, no entanto, as instabilidades ganham força ao longo do dia. Há previsão de temporais acompanhados de chuva forte a volumosa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente em regiões como Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, que ficam próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. O risco seguirá alto para deslizamentos de terras devido à água presente no solo.
Já na quinta-feira (12), os temporais seguem ocorrendo e avançam em direção ao nordeste e norte do Estado, especialmente entre a madrugada e o período da manhã, persistindo durante o restante do dia. Há previsão de chuva forte a volumosa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais e segue moderado a alto para deslizamentos.
Na sexta-feira (13), o tempo firme deve voltar com predomínio de sol, especialmente em áreas do Oeste e regiões próximas ao Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, apesar do tempo mais firme, a circulação de umidade ainda favorece maior quantidade de nuvens.