O tradicional presépio artesanal de cerâmica será inaugurado no dia 30 de novembro, às 19h30, em Paulo Lopes, na Grande Florianópolis. Grandes estátuas de barro criados por Newton Souza e Geraldo Germano reproduzem um dos dias mais importantes para os cristãos: o nascimento do menino Jesus.
O presépio retrata Virgem Maria, José, os três Reis Magos, o menino Jesus, anjo e São Francisco - protetor dos animais e idealizador do primeiro presépio, construído na cidade italiana Gréccio, em 1223.
Moradores e turistas poderão visitar a Casa do Oleiro, localizada próxima ao acesso ao município de Garopaba, no Sul catarinense, e onde será montada a produção.
"A cerâmica nos levou a criar o cenário para representar o nascimento do menino. Foi modelando o barro que descobrimos sua essência: da terra, da água, do ar, e do fogo. O presépio está ligado às tradições artesanais e açorianas. [...] Nossa intenção com a comunidade é trazer simplicidade e união com as pessoas", informou os organizadores", informou os organizadores.
Em tamanho natural, o presépio foi criado há mais de 35 anos, usando vários materiais: cerâmica, renda, balaio, rede, conchas, barba de velho, bambu, juta, manta de tear e outros. Valorizando o artesanato local.