A Expresso Garopaba, concessionária responsável pelo transporte coletivo no município do Sul de Santa Catarina, havia anunciado a redução de linhas a partir desta segunda-feira (15). No entanto, a medida foi suspensa após reunião realizada na última sexta-feira (12) com o secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Sidnei Gonçalves.
O proprietário da empresa, Sizenando Pitigliani Júnior, explicou à PIXTV que a intenção era reduzir em 50% a frota — de 12 para 6 veículos em circulação — devido a um “grave desequilíbrio econômico-financeiro” na execução do contrato nº 076/2019 firmado com a Prefeitura. Segundo a concessionária, o problema se agravou após solicitações do Município para ampliar a frota além do previsto inicialmente.
Em nota publicada nas redes sociais, a empresa afirmou que segue em tratativas com a gestão municipal para buscar uma solução até o fim de setembro. “Nos próximos dias, será dado prosseguimento ao debate técnico sobre o pedido de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, com o objetivo de garantir a manutenção de um transporte público de qualidade para a população de Garopaba”, informou.
Tabela de horários

Já a Prefeitura, também na sexta-feira, divulgou nota assegurando que todos os pagamentos previstos em contrato estão em dia e que não autorizou cortes de linhas ou horários. Em relação ao pedido de reequilíbrio apresentado pela empresa, o Município afirmou ter recebido a documentação e estar conduzindo um estudo técnico próprio para avaliar a existência de desequilíbrio contratual.
A Administração acrescentou ainda que, paralelamente, realiza uma avaliação mais ampla do sistema de transporte público em Garopaba, com o objetivo de garantir estabilidade, eficiência e atendimento adequado às necessidades da população.
A PIXTV ouviu os dois lados e apresentou os argumentos de cada um em matéria publicada na tarde de sexta-feira. Confira abaixo: