P U B L I C I D A D E

Trump muda regras do sistema eleitoral dos EUA

No texto sobre mudança, republicano citou países como o Brasil e Índia como bons exemplos de processos eleitorais.
Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

Redação PIXTV (Site)

2 de abril de 2025

atualizado às 10:59

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou decreto que modifica o sistema eleitoral dos EUA com foco na prevenção de fraudes eleitorais. O texto menciona o Brasil como exemplo positivo na aplicação de sistemas de segurança nas eleições, especificamente o uso da biometria. 

LEIA TAMBÉM: Pai comete crime brutal contra filho de 5 anos no RS: o que se sabe sobre o caso

“Os Estados Unidos agora falham em aplicar proteções eleitorais básicas e necessárias empregadas por nações modernas e desenvolvidas, bem como por aquelas ainda em desenvolvimento. A Índia e o Brasil, por exemplo, estão vinculando a identificação do eleitor a um banco de dados biométrico, enquanto os Estados Unidos dependem amplamente da autodeclaração para a cidadania”, diz o documento.

Segundo o governo Trump, a ordem executiva visa fortalecer a verificação da cidadania dos eleitores, proibindo cidadãos estrangeiros de “interferirem nas eleições”. O decreto permite que os departamentos de Segurança Interna, de Estado e a Administração da Segurança Social forneçam acesso a bancos de dados federais aos estados para checar a cidadania dos eleitores. 

Trump mencionou a necessidade de confirmação da cidadania, através de passaporte americano, documento de identidade válido ou identificação militar.

O decreto permite que os departamentos de Segurança Interna, de Estado e a Administração da Segurança Social forneçam acesso a bancos de dados federais aos estados para checar a cidadania dos eleitores. Trump mencionou a necessidade de confirmação da cidadania, através de passaporte americano, documento de identidade válido ou identificação militar.

Sistema eleitoral brasileiro 

O sistema de biometria nas eleições do Brasil foi implementado para garantir maior segurança e agilidade no processo eleitoral, além de evitar fraudes. Eleitores se cadastram nas zonas eleitorais para coletar dados biométricos (impressões digitais, fotografia e assinatura).  

Durante a votação, as urnas com sistema biométrico verificam a identidade do eleitor através das impressões digitais. Se as impressões digitais coincidirem, a urna confirma a identidade e permite a votação. Caso contrário, o sistema impede que o eleitor vote. 

A biometria começou a ser implantada em 2008, e hoje atinge mais de 85% do eleitorado brasileiro. O avanço da tecnologia pode ser acompanhado em um painel online atualizado periodicamente pela justiça eleitoral. 

Fonte: Agência Brasil

VEJA TAMBÉM:

onibus-estacionado-expresso-garopaba
Transporte público: Prefeitura de Garopaba (SC) rompe contrato com a Expresso Garopaba
489428895_3951468955095688_4340592686479
Transporte público: Justiça rejeita recurso da Expresso Garopaba e mantém rompimento de contrato
modelo siteYT
Projeto Arte que Abraça: árvore ganha decoração feita de tricô e crochê em Capivari de Baixo (SC)
modelo siteYT (1)
Sul de SC: filho suspeito de tentar matar o pai a facadas é preso preventivamente em Imbituba
WhatsApp Image 2025-11-24 at 14.34
Insuficiência respiratória causa a morte da apresentadora de TV Ione Borges; ela tinha 73 anos
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E