Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Tsunami meteorológico atinge Litoral Sul de SC

Segundo a Defesa Civil, o fenômeno climático é considerado raro. Durante o evento, carros foram arrastados pela força da água. Ninguém ficou ferido.

Redação PIXTV (Digital)

13 de novembro de 2023

atualizado às 12:17

Um tsunami meteorológico foi registrado no último sábado (11), no município de Laguna, Litoral Sul de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, o fenômeno climático é considerado raro e fez com que a água do mar invadisse a orla da Praia do Cardoso, arrastando alguns carros que estavam estacionados à beira-mar. Imagens que circulam nas redes sociais também mostram o desespero de frequentadores.

A Nota Meteorológica do órgão estadual explica que, normalmente, o tsunami meteorológico está ligado a algum sistema meteorológico, como linhas de instabilidade, como foi o caso desta ocorrência.

"As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia", detalha a Defesa Civil.

Ainda segundo a Defesa, as linhas de instabilidade provocam “pulsos” de pressão atmosférica que se propagam perturbando as águas da plataforma continental, que por sua vez tem velocidade de propagação muito próxima à velocidade de avanço da linha de instabilidade, possibilitando uma ressonância quase perfeita entre a atmosfera e o oceano.

Assim, a altura da onda é amplificada e ao se propagar em direção à costa pode se amplificar ainda mais, atingindo alguns metros de altura em questão de minutos, o que provoca uma subida rápida de maré, podendo ocasionar ressaca e inundações costeiras.

O alcance da inundação depende da inclinação da praia e da presença ou não de dunas. Em praias quase planas e voltadas para o quadrante sul, como em Laguna, a inundação pode alcançar dezenas a centenas de metros nas áreas costeiras.

Causado por fatores meteorológicos, o tsunami meteorológico se difere do tsunami, que é provocado por abalo sísmico (terremoto) e normalmente tem poder destrutivo maior, de acordo com informações do G1.

Tornado de curta duração pode ter ocorrido em Tubarão

A passagem de uma linha de instabilidade também desencadeou fortes ventos e tornados no Litoral Sul catarinense. Conforme a Defesa Civil, em Tubarão, na localidade de Bom Pastor, foram registrados danos em estruturas com telhas metálicas que ficaram retorcidas, além da queda de árvores e galhos.

Informações da estação meteorológica instalada na cidade, imagens do radar meteorológico e imagens dos danos, além de relatos da população, sugerem que um tornado de curta duração possa ter ocorrido na região, em combinação com uma forte tempestade que se espalhou por essa área entre as 15h30min e as 16h30min.

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2024-07-02 at 08.02
Acidente durante perseguição policial deixa um morto no Norte de SC
modelo siteYT (2)
Morre Dona Adelaide, benzedeira conhecida em Garopaba (SC)
modelo siteYT (15)
Feirão de empregos oferta 4 mil vagas em Porto Alegre
modelo siteYT (3)
Adolescente esfaqueia colega em escola de Palhoça (SC)
whatsapp-image-2024-07-03-at-122950
Grupo é preso quando fazia desmanche de carro furtado em Joinville (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E