A Secretaria Municipal de Saúde de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, emitiu um alerta nesta quarta-feira (2) sobre o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade neste ano. Ao todo, de janeiro até setembro, foram 546 casos registrados.
Leia também: Chuva faz nível do Guaíba voltar a subir em Porto Alegre
Destes, 287 foram apenas em fevereiro. Depois, os números caíram, mas voltaram a mostrar um expressivo aumento entre agosto e setembro, quando saltaram de 10 para 38. Oito pessoas já morreram por causa da doença na cidade, sendo três somente neste último mês.
"Como se vê, se faz indispensável que o monitoramento da Covid-19 siga constante, não só por parte das autoridades sanitárias, mas também pela população, que deve procurar estar em dia com as doses da vacina para que, em caso de contaminação, desenvolva uma forma branda da doença", informou o município.
Sobre as vacinas, é importante você saber que:
- Vacina contra Covid-19 monovalente XBB do Laboratório Moderna: essa vacina monovalente contém a proteção contra a variante XBB 1.5 do vírus. Tem direito a ela crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, na rotina; grupos prioritários a partir de 5 anos de idade.
- Os grupos prioritários e quando devem fazer o reforço:
- dose a cada 6 meses: pessoas com 60 anos ou mais; pessoas imunocomprometidas a partir de 5 anos; gestantes e puérperas.
- dose anual: pessoas vivendo em ILP (Instituições de Longa Permanência) e seus trabalhadores; trabalhadores da área da saúde; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades (a partir de 5 anos); pessoas privadas de liberdade; adolescentes em medidas socioeducativas.
Pessoas destes grupos prioritários que já se vacinaram com a chamada bivalente têm o direito de fazer a dose da Moderna após 3 meses da aplicação, pois a mesma possui uma variante diferente.
Para a população que não faz parte dos grupos prioritários, a vacinação pode ser feita a partir dos cinco anos, sendo consideradas vacinadas contra a Covid-19 aquelas que tomaram ao menos uma dose da vacina. Caso a pessoa não tenha nenhuma dose comprovada, ela pode realizar a aplicação de dose única com o imunizante da Moderna.
As vacinas e suas doses de reforço estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde da Rede Municipal, naquelas que possuem salas de vacina. A relação completa destas unidades encontram-se aqui.