A região dos Vales da Uva Goethe, com suas paisagens encantadoras, cultura, gastronomia e claro o vinho Goethe, é uma ótima opção para aproveitar o inverno e o período de férias escolares. A região está localizada entre a serra e o mar, no Sul de Santa Catarina, e compreende os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Orleans, Nova Veneza e Içara.
Nesta época do ano o destino enoturístico se renova e a estação transforma a paisagem. Para quem quiser aproveitar os dias de folga são muitas as opções, como descobrir as vinícolas, saborear as delícias da gastronomia nos diversos restaurantes, visitar as cidades e seus pontos turísticos, e tantas outras atividades e experiências para toda a família.
A visita também permite acessar o maior tesouro dos Vales: o vinho Goethe. “O vinho Goethe é um componente essencial para compreender a nossa região. Um produto único, típico e raro, com selo de Indicação Geográfica, que junto com o clima, o solo, a cultura e a tradição italiana tornam os Vales da uva Goethe um destino diferenciado”, destaca o presidente da Progoethe, Gilmar Trevisol.
Enoturismo, gastronomia típica e cultura
O vinho é um elemento especial dos Vales da Uva Goethe, e também uma companhia para curtir a estação mais fria do ano. Os turistas podem visitar as seis vinícolas associadas a Progoethe e entre uma degustação e outra, podem contemplar as videiras que nesta época do ano estão adormecidas. Assim como degustar a bebida em frente a lareira, se hospedar em um dos hotéis e pousadas da região, ou saborear a culinária local nos restaurantes ou diferentes estabelecimentos gastronômicos.
Texto: Janine Limas