A terceira e última etapa do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023 começou nesta quinta-feira (12) na Praia da Ferrugem, em Garopaba, no Litoral Sul de Santa Catarina. Ao todo, 248 competidores de 15 Estados do Brasil vão disputar os títulos das categorias sub-12, 14, 16, 18 Masculina e Feminina. Os campeões das categorias de base do surfe brasileiro serão definidos no próximo domingo (15).
O primeiro dia de disputa foi marcado por fortes chuvas e boas ondas na Capital Catarinense do Surf. "As séries chegaram a 1 metro com a formação irregular prejudicada pela entrada do vento sul, mas melhoraram no período da tarde com ondas mais definidas quebrando para os dois lados", ressaltou a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).
As categorias Sub-18 Masculina e Feminina abriram a competição. O destaque da prova foi o paraibano Yuri Barros, que marcou a maior nota (8.0 pontos) e maior média (12,43 pontos) da competição até o momento. Ele venceu a segunda etapa do circuito realizada na praia do Tombo, no Guarujá (SP), e espera repetir o feito na Ferrugem.
“Apesar de não parecer, tem altas ondas lá dentro. Eu gosto muito desse tipo de onda e vou manter o foco para repetir o resultado que conquistei no Guarujá. Sobre a onda de 8.0 pontos peguei uma esquerda e mandei um aéreo logo na primeira manobra, seguido de uma rasgada e outro aéreo na junção” disse Yuri Barros, que também venceu sua bateria na segunda fase e já está classificado para o próximo round.
Outro surfista que se destacou na Sub-18 Masculino foi o pernambucano Luan Ferreyra, que fez a melhor apresentação na segunda fase, cravando 11.14 pontos em suas duas melhores ondas na última bateria do dia. Yuri Barros e Luan Ferreyra estão na mesma bateria no terceiro round que acontece nesta sexta-feira (13).
Na Sub-18 Feminino, a carioca Aysha Ratto aproveitou bem as esquerdas com boas batidas para somar 10.0 pontos, estabelecer a maior média de sua categoria e avançar para a segunda fase da competição.
A estreia das categorias Sub-16 Feminino e Masculino acontece nesta sexta-feira.
Os três primeiros colocados nas categorias sub-16 e sub-18 Masculino e Feminino farão parte da equipe brasileira júnior da CBSurf para a disputa das competições internacionais da temporada de 2024.
A competição terá transmissão ao vivo pelo canal CBSurf Play no Youtube e também pelo site www.ripcurl.com.br.