Pelo menos 11 pessoas foram presas, nesta terça-feira (14), durante uma operação contra a pirataria digital, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e envolvendo as polícias civis de oito estados.
As prisões ocorreram em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Bahia. Essas prisões fazem parte da 5ª fase da Operação 404.5, que mira a pirataria online. A operação tem como objetivo a remoção de conteúdos em áudio e vídeo, como jogos e músicas, bloqueio e suspensão de sites e aplicativos de streaming ilegal, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais.
Nesta 5ª fase, foram presas onze pessoas: quatro em São Paulo, duas no Paraná, uma na Bahia e quatro em Minas Gerais. De acordo com o Ministério da Justiça, também foram removidos 199 sites ilegais de streaming e jogos e 63 aplicativos de música, além de bloqueados 128 domínios e seis canais de aplicativo de mensagem.
Ainda de acordo com o ministério, desde 2019, foram bloqueados 1.974 sites e 783 aplicativos, em quatro países, utilizados para compartilhamento ou transmissão de pirataria.
Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, também nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Rio de Janeiro. Segundo o ministério o objetivo foi o de localizar equipamentos como HDs internos e dispositivos informáticos utilizados na prática desses delitos.
Leia mais: Depois das TV Box, Anatel mira pirataria em sites e apps piratas