Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

1ª Baleia Franca da temporada é vista na Praia do Rosa (SC)

Além de Imbituba, espécie também foi avistada na Praia do Sol, em Laguna.
Imagem registrada pelo Instituto Australis ProFranca em 27 de junho de 2023.

Redação PIXTV (Site)

27 de maio de 2024

atualizado às 14:30

As primeiras baleias-francas da temporada 2024 foram avistadas no litoral catarinense entre quinta e sexta-feira (23 e 24). Os animais foram encontrados no Sul do Estado: na Praia do Rosa, em Imbituba, e na Praia do Sol, em Laguna, respectivamente. Cada registro foi de pelo menos uma baleia adulta.

Desta vez, elas apareceram mais cedo do que de costume. “No ano passado foi em junho, mas a temporada anual é oficialmente considerada entre julho e novembro. Estes avistamentos são um ótimo presságio”, afirmou Karina Groch, diretora do Projeto ProFRANCA, sediado em Imbituba e patrocinado pela Petrobras. Segundo ela, no ano passado foi detectado um dos três maiores números de baleias no litoral catarinense (225), sendo que o maior foi em 2018, com 273 registros, entre mães e filhotes.

Neste ano, uma equipe de 33 pessoas – entre biólogos, coordenadores, administradores, pesquisadores, comunicadores e estagiários – fará o monitoramento. “Estamos a postos e já com os estagiários selecionados”, disse Karina, reforçando que os mamíferos frequentam o litoral brasileiro somente para reproduzir e amamentar seus ‘bebês’. A ideia é estudar de perto esses animais, com o objetivo de obter informações sobre seu comportamento e dinâmica populacional.

O ProFRANCA informa frequentemente em seus stories, no Instagram e Facebook, onde foram avistadas as baleias-francas. No site do Projeto (baleiafranca.org.br) há mais detalhes sobre como são identificados e um mapa das avistagens.

Museu da Baleia de Imbituba

Imbituba desenvolve muitas ações em relação às baleias. O Museu da Baleia de Imbituba, por exemplo, fica localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada) e recebe visitantes diariamente. O prédio conta com artefatos utilizados na pesca da Baleia, bem como ossos dos mamíferos. Ele contém um esqueleto de uma Jubarte montado.

O Museu fica aberto de terça a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. E também aos sábados, das 9h às 17 horas. Para agendar uma visita com mais pessoas basta entrar em contato pelo telefone (48) 9 9650-0094.

Na temporada de 2023 a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (Sedetur) desenvolveu junto à Rádio Atlântida um programa chamado Mundo da Baleia Franca. “Foram 12 peças que apresentaram características biológicas e comportamentais das baleias-franca. Também demos dicas sobre onde e como elas podem ser visualizadas”, comentou o secretário da pasta Alex Bondan.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (5)
“Divertida mente 2“: pré-venda começa no Beiramar Shopping
53799442511_e2fb428078_h
Influenciadora de SC é perseguida por stalker do RJ
modelo siteYT (13)
Professores são suspeitos de assédio sexual contra alunos em Imbituba (SC)
Fast
PIXTV chega no FAST
furto-01
Homem sofre roubo à mão armada em Imbituba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E