Na manhã desta terça-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou a Operação "Sodalitas Finis", com o objetivo principal de desarticular uma das maiores organizações criminosas de Santa Catarina. Foram cumpridos 74 mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e 97 de busca e apreensão em 20 cidades catarinenses e duas gaúchas. Entre os crimes investigados, estão de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídios.
As ordens judiciais expedidas pelo Poder Judiciário da Comarca de Xaxim, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ocorreram nas seguintes cidades: Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, Venancio Aires (RS) e Lajeado (RS).
De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a megaoperação é resultado de meses de investigação conduzida pela 2.ª Promotoria da Comarca de Xaxim. A ação contou a participação de 470 integrantes de órgãos catarinenses.
"O nome "Sodalitas Finis", ou o fim do grupo em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros", esclarece o MPSC.