P U B L I C I D A D E

Megaoperação do GAECO desarticula organização criminosa em SC e RS

A operação Sodalitas Finis foi deflagrada na manhã desta terça-feira (22) contra grupo apontado por tráfico, homicídios e roubos.

Redação PIXTV (Digital)

23 de agosto de 2023

atualizado às 09:34

Na manhã desta terça-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou a Operação "Sodalitas Finis", com o objetivo principal de desarticular uma das maiores organizações criminosas de Santa Catarina. Foram cumpridos 74 mandados de prisão preventiva, cinco de prisão temporária e 97 de busca e apreensão em 20 cidades catarinenses e duas gaúchas. Entre os crimes investigados, estão de organização criminosa, tráfico de drogas e homicídios.

As ordens judiciais expedidas pelo Poder Judiciário da Comarca de Xaxim, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), ocorreram nas seguintes cidades: Xaxim, Chapecó, Xanxerê, Águas de Chapecó, Campos Novos, Catanduvas, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Joaçaba, Caçador, Barra Velha, Biguaçu, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Lages, Ponte Alta, Penha, Tubarão, Venancio Aires (RS) e Lajeado (RS).

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a megaoperação é resultado de meses de investigação conduzida pela 2.ª Promotoria da Comarca de Xaxim. A ação contou a participação de 470 integrantes de órgãos catarinenses.

"O nome "Sodalitas Finis", ou o fim do grupo em tradução livre, foi escolhido em alusão à meta principal desta operação: desarticular as atividades desta organização criminosa na cidade de Xaxim e região próxima, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, incluindo tráfico de drogas em larga escala, homicídios, roubos, entre outros", esclarece o MPSC.

VEJA TAMBÉM:

WhatsApp Image 2025-10-21 at 14.57
'Bombeiro nas Escolas' leva ensino de primeiros socorros e prevenção de incêndios ao Sul de SC
2994015-2048x1184
Nova lei pode redefinir limites territoriais de 164 cidades de SC, incluindo Garopaba e Imbituba
WhatsApp Image 2025-10-23 at 09.42
SC: expulso de casa, menino de 8 anos caminha 10 km sozinho e é resgatado pela PRF na BR-101
mao-algemas
Garopaba (SC): homem com mandado de prisão em aberto por tráfico é detido no bairro Grama
imagem_do_whatsapp_de_2025-10-17_as_19
'Nariz eletrônico': pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas; entenda
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E