A 12ª Pesquisa Turismo de Inverno na Serra Catarinense, divulgada nesta quinta-feira (21) pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC) revelou que 72% do público que visitou a região em 2023 é do próprio Estado.
O dado indica um crescimento de quase 10% em relação ao ano anterior. A maioria dos visitantes catarinenses era de Florianópolis (11,5%), Palhoça (9,7%) e Brusque (9%). Além disso, moradores do Rio Grande do Sul também passaram a visitar mais a Serra, representando 11% dos turistas.
A principal motivação para a viagem é o turismo de inverno (69,6%), seguido pelo turismo de lazer (17,7%). O ecoturismo respondeu por 1,2%. A principal atração é a beleza da região.
O levantamento, que busca traçar o perfil dos visitantes de inverno na Serra Catarinense e avaliar o impacto da temporada nos setores de comércio, serviços e turismo, foi realizado em 18 cidades serranas. Durante os meses de julho e agosto, foram entrevistados 401 turistas e 325 empresários.
O estudo mostrou um aumento de 17% no gasto médio dos viajantes em relação à série histórica. Em média, cada grupo de turistas gastou R$ 2.013 neste ano.
A procura por alimentos e bebidas catarinenses também cresceu, de forma que 84% dos entrevistados experimentaram ou iriam experimentar itens alimentícios da serra.
Ainda segundo os dados levantados pela Fecomércio, o faturamento das empresas aumentou em 2,3%, comparado ao ano anterior, e em 8,7% em relação aos outros meses de 2023.
Fecomércio: Serra Catarinense registra aumento no faturamento