Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Nível do Guaíba sobe e prefeitura de Porto Alegre determina fechamento de comportas

A medida, anunciada durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (25), foi tomada para evitar que a área central da capital alague caso o nível do lago chegue aos 3 metros.

Redação PIXTV (Digital)

25 de setembro de 2023

atualizado às 14:59

A prefeitura de Porto Alegre determinou o fechamento preventivo do sistema de comportas para evitar inundações causadas pelo Guaíba. A decisão foi anunciada durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (25), quando o nível do rio estava a apenas 27 centímetros da cota de inundação.

De acordo com a administração municipal, a medida leva em conta as previsões de temporais nos próximos dias no Rio Grande do Sul, com previsão de chuva de até 100 milímetros na terça-feira (26). Além disso, na quarta-feira (27), o vento sul deve atuar em direção à Capital, represando a água e evitando o escoamento para a Lagoa dos Patos.

“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o Estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, disse o prefeito Sebastião Melo.

Serão fechados oito dos 14 portões que se estendem ao longo do muro da Mauá e nas passagens abaixo da Avenida Castello Branco. Conforme a prefeitura, outros seis que já são fechados permanentemente serão reforçados com 2 mil sacos de areia. A equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) deve iniciar as operações na tarde desta segunda pelo portão 3, localizado em frente ao Tribunal de Contas (TCE-RS).

Segundo o g1, a última vez que houve o fechamento das comportas foi em 2015, quando o rio registrou a segunda maior cheia da história, a 2,93 metros.

O Guaíba começou a encher devido à chegada da água do Rio Taquari, que recebeu as chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo Estado na semana passada.

Com informações do g1 e Prefeitura de Porto Alegre

VEJA TAMBÉM:

policial-militar-e-morto-a-tiros-no-cent
PM é morto a tiros durante abordagem em Criciúma (SC) 
jovem-atropelada-em-garopaba-transferida
Garopaba (SC): morre adolescente que foi atropelada acidentalmente pelo namorado
modelo siteYT (6)
Idoso que morreu na Surfland, em Garopaba, era professor aposentado da UFSC
modelo siteYT (5)
Surfista de 66 anos morre na Surfland, em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Identificado sargento assassinado em Criciúma (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E