Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Presidente do Senado apoia limite de mandatos para ministro do STF

Rodrigo Pacheco pretende levar o assunto aos senadores e defende que a medida seria benéfica para o Poder Judiciário. Hoje, os mandatos da Corte não têm limite de duração e podem durar até os 75 anos.

Redação PIXTV (Digital)

3 de outubro de 2023

atualizado às 09:19

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu o limite para mandatos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em entrevista a jornalistas veiculada nesta segunda-feira (02), pela TV Senado. Ele afirmou que pretende levar a discussão ao Senado, e disse que a medida seria algo “bom para o Poder Judiciário”.

“Acho que seria bom para o Poder Judiciário, para a Suprema Corte do nosso país e para a sociedade brasileira termos uma limitação do mandato de ministros do Supremo”, disse o senador, anotou a Agência Sputnik.

A declaração vem na esteira do embate entre o Congresso e o STF acerca dos limites da atuação dos Poderes Legislativo e Judiciário.

A troca de farpas começou há três semanas, após o STF iniciar o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas. O julgamento foi suspenso com um placar de cinco votos a favor da descriminalização e um contra, após o ministro André Mendonça pedir vista, ou seja, mais tempo para analisar a matéria.

A questão foi pautada pelo STF em resposta a uma ação ajuizada pela Defensoria de São Paulo, que afirma que a lei atual fere os direitos à liberdade e privacidade previstos na Constituição.

O julgamento da matéria causou reação do Congresso. Poucos dias depois do início do julgamento na Corte, Pacheco informou que o Senado vai apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para criminalizar porte e posse de droga em qualquer quantidade.

Fonte: Misto Brasília

VEJA TAMBÉM:

policial-militar-e-morto-a-tiros-no-cent
PM é morto a tiros durante abordagem em Criciúma (SC) 
jovem-atropelada-em-garopaba-transferida
Garopaba (SC): morre adolescente que foi atropelada acidentalmente pelo namorado
modelo siteYT (6)
Idoso que morreu na Surfland, em Garopaba, era professor aposentado da UFSC
modelo siteYT (5)
Surfista de 66 anos morre na Surfland, em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Identificado sargento assassinado em Criciúma (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E