A passagem de uma frente fria por Santa Catarina deve provocar temporais e chuva volumosa nos próximos dias em todas as regiões do Estado. Segundo a Defesa Civil, entre esta terça (3) e quarta-feira (4), há risco de destelhamentos, queda de árvores, danos a rede elétrica, além de alagamentos.
Conforme o órgão estadual, o acumulado de chuva pode ultrapassar os 100 milímetros no Oeste, Serra, Sul e parte da Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nessas áreas, o risco de ocorrências é alto para enxurradas e deslizamentos.
Além da chuva, o órgão também alerta para rajadas de vento entre 60 km/h a 80 km/h durante os temporais. Na quinta-feira (5), a chuva deve enfraquecer em todo o Estado, mas o tempo segue nublado.
As instabilidades no tempo devem voltar a ganhar força entre sexta-feira (6) e domingo (8), entre o centro e o litoral catarinense. Nesse período, há risco para ocorrências associadas a alagamentos e deslizamentos, principalmente no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí.
Segundo a Epagri, os volumes elevados de chuva previstos, combinados ao solo encharcado, podem ainda contribuir para enxurradas e inundações graduais.
Ainda de acordo com a Epagri, caso seja necessário, as barragens do Alto Vale do Itajaí serão operadas para prevenir ou mitigar inundações na região.