As Polícias Militar, Civil e Penal deflagraram uma operação na manhã desta segunda-feira (16) contra suspeitos de integrarem grupo criminoso ligado ao tráfico de drogas na região de Braço do Norte, no Sul de Santa Catarina. Mais de 100 policiais cumpriram 24 mandados de busca e apreensão e seis de prisão em cinco cidades.
Além de Braço do Norte, as cidades de São Ludgero, Armazém, Laguna e Palhoça também foram alvo da operação batizada de "Hidra”. A ação contou com um efetivo de aproximadamente 180 agentes públicos, entre policiais militares, civis e penais e mais 70 viaturas.
Operação 'Hidra'
De acordo com os policiais, a operação recebeu esse nome por conta da Hidra de Lerna, um monstro mitológico morto por Hércules em um de seus trabalhos. Segundo a história o monstro era uma serpente com várias cabeças e cada vez que uma delas era cortada outra – ou outras duas a depender da versão – cresciam em seu lugar. Para matar o monstro, Hércules usou uma espada incandescente, assim, a cabeça era cortada e imediatamente cauterizada, evitando que crescesse novamente.
"O tráfico de drogas na região possui característica semelhante, porque mesmo que diuturnamente sejam presos autores envolvidos no tráfico, logo outro agente é posto em seu lugar. Com esta operação busca-se agir em todos os “cabeças” do tráfico dificultando ao máximo a rearticulação", informou a polícia.