P U B L I C I D A D E

Operação da PF investiga crimes contra o Sistema Financeiro Nacional

Operação Cúpido cumpre nove mandados de busca e apreensão e um de prisão em SC e mais três Estados. Justiça também determinou o bloqueio de R$ 32 milhões em bens e valores dos investigados.

Redação PIXTV (Digital)

17 de outubro de 2023

atualizado às 08:53

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (17), uma operação para reprimir crimes contra o sistema financeiro nacional, a economia popular e a lavagem de dinheiro. Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, a Justiça também determinou o bloqueio de R$ 32 milhões em bens e valores dos investigados.

Batizada de 'Operação Cúpido', a ação cumpre um mandado de prisão e nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville (SC), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Petrolina (PE).

Segundo a Polícia Federal, as investigações apontaram que um ex-gerente de banco, que já havia sido demitido por crime de peculato, teria captado recursos de terceiros, entre 2019 e 2021, mediante falsa promessa de retorno financeiro bem acima da média de mercado.

"Esse tipo de fraude, conhecido como “esquema Ponzi” ou mesmo “pirâmide financeira”, resultou em prejuízo de milhões de reais aos investidores lesados", informou a corporação.

Diante das provas obtidas, a Justiça Federal decretou o bloqueio e indisponibilidade de valores e bens de todos aqueles que lucraram com o esquema, incluindo os primeiros investidores, remunerados indevidamente em função do prejuízo de terceiros.

De acordo com a PF, o principal operador do esquema segue foragido da justiça, com mandado de prisão preventiva a ser cumprido.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (2)
Mulher procurada por crime de perseguição no Espírito Santo é presa em Imbituba (SC); VÍDEO
2994015-2048x1184
Nova lei pode redefinir limites territoriais de 164 cidades de SC, incluindo Garopaba e Imbituba
WhatsApp Image 2025-10-23 at 09.42
SC: expulso de casa, menino de 8 anos caminha 10 km sozinho e é resgatado pela PRF na BR-101
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
mao-algemas
Garopaba (SC): homem com mandado de prisão em aberto por tráfico é detido no bairro Grama
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E