Duas vitórias nas próximas baterias colocam o surfista de Florianópolis Mateus Herdy na elite do surf mundial durante a etapa do Challenger Series que está sendo realizada nesta semana na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).
Mateus Herdy já avançou duas fases na competição e após iniciar a etapa na segunda rodada vencendo a sua bateria de estreia diante do australiano Jordan Lawler, o surfista da Costa Rica, Carlos Munoz e o americano Nolan Rapoza.
Na terceira fase, nova vitória na bateria terminando como primeiro colocado a frente dos australianos Jackson Backer e Jacob Willcox e Jake Marshall.
Já classificado para as oitavas de final, Mateus Herdy aguarda agora o retorno das competições da categoria masculina onde enfrentará o francês Mihimana Braye e, de acordo com as condições locais, o torneio masculino pode retornar nesta sexta-feira (20).
Projeção
Para que Mateus Herdy conquiste a sonhada classificação para a elite do surf mundial em 2024 depende de si e de uma vitória nas oitavas e em seguida nas quartas de final.
Se ficar entre os quatro primeiros colocados da etapa de Saquarema, o atleta coloca Florianópolis na temporada completa da World Surf League de 2024.
Outra projeção na matemática de Herdy no Challenger em uma eventual derrota na etapa quartas de final, o surfista ainda conseguiria a classificação caso o australiano Jackson Baker seja eliminado antes da fase semifinal ou se o brasileiro Michael Rodrigues e Marcos Mignot caírem antes da final.
Histórico na elite
Mateus Herdy já disputou cinco etapas na elite do surf mundial na carreira e soma como melhor resultado um terceiro lugar na etapa de Barra de La Cruz no México em agosto de 2021 quando foi derrotado somente na semifinal pelo australiano Jack Robinson.