A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 300 litros de um agrotóxico de origem argentina de alta toxicidade contrabandeado na BR-116, em Mafra, no Planalto Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado na noite do último sábado (21). O produto estava sendo transportado dentro do porta-malas de um Gol com placas de São José do Cedro (SC).
De acordo com os políciais, o motorista desobedeceu à ordem de parada da equipe, e começou uma perseguição. Durante a fuga, o homem dirigiu em alta velocidade, fazendo manobras perigosas, e só parou o carro após tombar em uma curva.
Ainda conforme a corporação, ele fugiu correndo pelo matagal e não foi localizado. Dentro do veículo, os policiais rodoviários federais encontraram 15 galões de 20 litros de Paraquat, um inseticida de fabricação argentina altamente tóxico.
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sua utilização pode causar a doença de Parkinson, distúrbios hormonais e incidência de câncer. O agrotóxico foi levado ao depósito da Receita Federal para ser descartado de maneira correta.