O 1° Batalhão de Pronta Resposta (BPR) de Santa Catarina foi inaugurado em Joinville, no Norte do Estado, nesta terça-feira (7). Segundo a Polícia Militar, a unidade é especializada no atendimento de ocorrências de alto risco.
O evento contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM) e do coronel Márcio Leandro Reisdorfer. Além de autoridades municipais e estaduais, integrantes dos poderes executivo, legislativo, judiciário e militares.
Durante a solenidade, o tenente-coronel Celso Mlanarczyki Júnior assumiu o comando do novo batalhão.
Sobre o 1° Batalhão de Pronta Resposta (BPR)
Com o objetivo de ampliar a capacidade de resposta repressiva e especializada da Polícia Militar contra ações criminosas de alto risco em Santa Catarina, foi implantado, pelo Decreto Estadual n° 335/2023, o projeto desenvolvido pelo comando-geral da corporação de criação da unidade que tenha capacidade de enfrentamento dentro no nível especial de atuação.
O BPR é especializado no atendimento de ocorrências de alto risco e será uma barreira repressiva contra os crimes violentos e grupos criminosos que possam agir no norte do Estado, atuando como tropa especializada em 2º nível de resposta, bem como integrar as forças de ajuda humanitária da corporação em caso de calamidades públicas. Como ato final, o efetivo da unidade deslocou para realizar sua primeira operação de saturação na cidade de Joinville, sendo empregadas todas as equipes do BPR, composta por Tático, Rondas Ostensivas com Apoio de Motocilcetas (Rocam), Canil e paramédicos.