Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Javier Milei é eleito presidente da Argentina

Economista venceu Sergio Massa no 2º turno e tomará posse em dezembro. Ex-presidente Jair Bolsonaro celebrou a vitória do candidato de ultradireita nas redes sociais.

Redação PIXTV (Digital)

20 de novembro de 2023

atualizado às 09:44

O candidato de ultradireita Javier Milei, do partido La Libertad Avanza, venceu o 2º turno das eleições presidenciais da Argentina neste domingo (19). Ele foi eleito com 55,95% dos votos na disputa contra o governista peronista e atual ministro da Economia, Sergio Massa (44,04%).

O economista de 52 anos tomará posse em 10 de dezembro para quatro anos de mandato, sucedendo o atual presidente Alberto Fernández.

Milei terá o desafio de recuperar a economia do país vizinho, que enfrenta a pior crise econômica em décadas, com a maior inflação em mais de 30 anos, dois quintos da população vivendo na pobreza e forte desvalorização cambial.

Segundo informações do g1, cerca de 26 milhões de argentinos votaram, 76,3% do total. O libertário foi mais votado em 20 das 23 províncias do país, além da capital Buenos Aires, que é uma cidade autônoma.

O primeiro discurso de Milei

Em primeiro pronunciamento, o futuro presidente argentino agradeceu os votos e disse que "hoje começa o fim da decadência argentina. Hoje começamos a virar a página. Hoje termina o modelo do Estado onipresente e empobrecedor".

Milei agradeceu ao ex-presidente Mauricio Macri e à ex-candidata Patricia Bullrich, que decidiram apoiá-lo no segundo turno. "Colocaram o corpo para defender a mudança de que a Argentina necessita", afirmou.

"A Argentina tem futuro e é liberal", acrescentou. "Abraçaremos o modelo da liberdade para ser uma potência mundial". "Quero um governo que cumpra os seus compromissos, que respeite a propriedade privada e o livre comércio".

"Chega do modelo empobrecedor das castas (…) Acaba o modelo empobrecedor do Estado onipresente e que só privilegia alguns", discursou. "De país mais rico do mundo, hoje somos 130 [no ranking]. Metade dos argentinos são pobres e 10% são indigentes. Vamos ser uma potência mundial", completou.

Apoio de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro, por meio das suas redes sociais, parabenizou Milei após a sua vitória. Apoiador declarado do libertário, Bolsonaro escreveu no X, o antigo Twitter, que a “esperança voltou a brilhar” na América do Sul.

Com informações do g1

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E